Você e seu dinheiro

Como administrar seu dinheiro e poupar

As quatro etapas financeiras de uma pessoa

Posted by voceeseudinheiro on September 26, 2010

Por Bruno Tanaka

Qual será a etapa financeira em que atualmente vivemos? Vejamos abaixo as quatro etapas existentes:

1- Endividado: Nesta etapa a pessoa possui despesas maiores que receitas, ou seja, falta dinheiro ao final do mês. Para que a pessoa possa sair desta condição é necessário encontrar a causa do endividamento. É um motivo pontual ou recorrente? Caso seja recorrente, qual a causa? Existe possibilidade de aumento de renda? Existe possibilidade de redução de gastos?

2- Controle no zero a zero: A maioria dos brasileiros encontram-se nesta etapa, onde todas as receitas transformam-se em despesas. Esta condição é perigosa, uma vez que qualquer emergência causará um descontrole orçamentário e consequentemente o início das dívidas.

3- Poupador: Nesta etapa a pessoa possui receitas maiores que despesas. O poupador possui um dos princípios mais importantes em finanças pessoais: A Disciplina. O poupador precisa de estratégias para que seu esforço seja traduzido em realização de seus sonhos.

4- Investidor: É o poupador que busca formas mais rentáveis de aplicar seu dinheiro. O planejador financeiro pessoal pode montar estratégias para que seus investimentos estejam de acordo com suas metas, prazos e grau de risco assumidos.

Portanto, em qual etapa financeira você se encontra? Quer investir? Porém você já é um poupador, possui um orçamento bem controlado, ou você está com dívidas?
O planejador financeiro pessoal pode trabalhar nas quatro etapas, para que você se torne um investidor com estratégias bem definidas para que seus sonhos sejam atingidos.

PS: Foto por Francesco Marino

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d bloggers like this: