Você e seu dinheiro

Como administrar seu dinheiro e poupar

Entrevistas

Entrevista com Andrea Assef durante a ExpoMoney São Paulo – 24/09/2010

Andrea Assef (esquerda na foto), idealizadora e apresentadora do primeiro programa de rádio sobre Financas Pessoais para mulheres, o Elas & Lucros, jornalista e editora chefe da Letras & Lucros, conversou com a equipe do Voce e Seu Dinheiro durante a Expo Money São Paulo 2010

VOCEESEUDINHEIRO:  Andrea, você acredita em um Brasil com mais educação de forma geral, incluindo educação financeira nos próximos cinco anos?

ANDREA ASSEF: Acredito. Eu fundei minha editora Letras e Lucros há cinco anos, quando nós começamos todos falavam que éramos “malucas” e diziam “uma editora de finanças pessoais? Vocês não terão mercado”.

Desde então a editora somente cresceu: temos várias revistas, um programa de rádio, e a demanda tanto da pessoa física quanto das empresas que nos procuram para patrocinar programas para os seus funcionários aumenta cada vez mais.

O crescimento da demanda por educação financeira não tem mais volta, este assunto já está dentro das famílias, o governo está colocando como obrigatório o ensino nas escolas, e tudo é uma questão de tempo.

Eu tenho uma comparação com o seguinte: daqui a alguns anos, essa geração que vier vai ter a mesma noção de finanças pessoais que elas têm com o meio ambiente, a minha filha por exemplo, eu não posso escovar os dentes com a torneira ligada que ela vê e desliga, ela vai atrás de mim desligando todas as luzes. Isso porque desde pequena ela aprendeu essas coisas na escola.

A aprendizagem escolar é algo multidisciplinar, ela aprendeu várias matérias sobre isso, é uma “Camila Doubeck” (ex colunista de sustentabilidade do Elas & Lucros).

Isso é uma questão de tempo para acontecer na área da educação financeira, este assunto está cada vez mais pulverizado e multiplicado graças a pessoas como vocês.

VOCEESEUDINHEIRO: Como você enxerga a profissão dos planejadores financeiros pessoais?

ANDREA ASSEF: Muitíssimo bem, especialmente os profissionais formados pelo Fabiano Calil que é um dos grandes especialistas desta área.

Esta é uma área que virou modismo, todos agora são consultores financeiros, por isso devemos tomar muito cuidado,  as pessoas estão entrando em umas “roubadas”, portanto devemos nos informar com profissionais que possuem qualificação para isso, para receber a informação correta.

O trabalho do Fabiano Calil é muito importante, pois ele está multiplicando a informação de qualidade que ele tem, isso é fundamental para este mercado.

VOCEESEUDINHEIRO: A Andréa “mãe” no passado não foi controlada financeiramente, hoje está conseguindo fazer viagens bem planejadas, cuidando da educação financeira dos filhos, controlando consumos desnecessários, etc. Como essa educação financeira começou, como você se sente com essa evolução e como você entende a realidade do brasileiro?

ANDREA ASSEF: Eu não tive educação financeira em casa, minha família tal como a maioria das famílias brasileiras não sabia nada sobre finanças pessoais, não tive muitos exemplos de pessoas controladas financeiramente, muito pelo contrário, tive exemplos de pessoas gastadoras, portanto isso não vem de berço. Isso também não está no meu DNA, eu digo que estou “sob controle”, de tanto trabalhar nesta área eu passei a me preocupar, porém se você me der um cartão de crédito, eu posso enlouquecer um dia desses no shopping [risos], portanto digo que estou “sob controle”.

O importante, como você falou é a escolha, eu devo ter o direito de saber o que vai acontecer caso eu escolha “isto” ou “aquilo”, isso é fundamental.

Eu posso fazer uma escolha errada, porém eu devo saber o que eu estou fazendo, saber que eu vou pagar juros por isso, por exemplo, aí tudo bem. O que não é aceitável é a pessoa não saber e depois de três ou quatro anos a descobrir o quanto ela “perdeu” dinheiro em um financiamento. Esta pessoa deve saber que vai “perder” dinheiro e de repente ela pense “tudo bem, eu ganho conforto, felicidade, e é isso que eu quero fazer da minha vida”.

O mais importante em educação financeira é nós ampliarmos a mente, ampliarmos os horizontes das pessoas para elas entenderem onde elas estão, a escolha é delas. Eu acredito que o nosso papel nunca é julgar, estamos aqui para ouvir. Isso o Fabiano Calil fala muito, estamos aqui para ouvir e dividir as informações que temos.

VOCEESEUDINHEIRO: Andréa, depois de mais de um ano de programa na rádio, que tomou proporções acima das expectativas, qual o cenário de hoje com relação às perspectivas de um ano atrás e quais as perspectivas para os próximos dois anos? (ouvintes, ampliações, novos projetos)

ANDREIA ASSEF: Quando começamos o programa tinha 30 minutos de duração e cinco colunistas, hoje tem uma hora e a participação de quatorze colunistas.

Crescemos muito, a idéia era só divulgar a revista, porém ele ganhou vida própria e hoje é um produto da editora Letras e Lucros, onde possuímos anunciantes, projetos, e a idéia é ampliar cada vez mais. A idéia inclusive é fazer outros programas além do Elas & Lucros na linha da educação financeira.

VOCESEUDINHEIRO:  Qual a proporção de homens e mulheres na audiência?

ANDREA ASSEF: 40% a 45% são homens segundo o IBOPE. A audiência atualmente é de 3 milhões de ouvintes mês e crescemos a cada mês. Isso mostra que a demanda por informação financeira independe do sexo, da idade, do perfil sócio-econômico.

Temos desde ouvintes que ganham R$1.000,00/mês até ouvintes que ganham R$30.000,00 e todos ouvindo o mesmo programa.

VOCESEUDINHEIRO:  Sobre a sua sociedade com a Mara Luquet, como foi a idéia de montar a Letras & Lucros e como está sendo a experiência de ser empreendedora, como você mesma diz, tem que ser um pouco louco pra isso, senão você não começa.

ANDREA ASSEF: Eu e a Mara trabalhamos muitos anos juntas na revista Exame, depois acabamos nos separando. Quando nós decidimos montar a editora, começou cada uma no seu quarto literalmente, e assim o negócio surgiu. Nós não fizemos nenhum aporte de capital além do nosso trabalho, que valeu muito, saímos de grandes salários para começar do zero.

Nós cometemos todos os erros que uma pessoa pode cometer, se estamos aqui até hoje é porque tem mercado e porque fazemos direito. Nunca ninguém me ensinou como gerir uma empresa, e estamos aprendendo com os nossos erros.

Eu tenho plena consciência de que o que faz um empreendedor ter sucesso é a capacidade de agüentar os “trancos”, essa é a diferença. Eu acho que além do Bill Gates tinham mais vinte “Bill Gates” na classe dele, e porquê ele conseguiu? Porque a maior dificuldade é passar por todas as barreiras que a gente enfrenta. Tem horas que você pensa “Será que vale a pena?”, e a gente acha que vale sim e por isso continuamos. É uma sociedade muito feliz porque somos parecidas no que precisa ser e diferentes no que precisa ser. Eu brinco que nós nos complementamos. Estamos em um ponto em que quase trocamos de nome, alguém me chama de Mara e eu respondo [risos].

Fizemos agora uma viagem para Buenos Aires muito divertida, e acabamos por ficar no mesmo quarto. Uma pessoa nos disse que para nós estarmos felizes dormindo no mesmo quarto, é porque a sociedade está dando certo.

Porém, desafios são muitos, não é fácil, não é fácil nunca, nem quando se é pequeno, nem quando está crescendo, mudam os desafios.

Agora, é muito bom, quando nós olhamos para trás, nem acreditamos em tudo que fizemos, eu ainda com três filhas (doze, cinco e três anos)… a minha filha de cinco anos nasceu junto com a empresa, passei parte da vida da empresa grávida.

Meu marido também me ajuda muito! Agora também conto com uma empregada que me ajuda muito.

Parabéns pelo seu programa, tenho certeza da importância e serviço comunitário que seu programa presta para todos, parabéns pela coragem em inovar e tomar as frentes em algo que não era genuíno seu (finanças pessoais) e ainda sim ser o esquadrão de frente neste projeto. Vida longa ao Letras & Lucros e ao Elas & Lucros!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: